PARA SER PILOTO
O sonho de ser piloto é possível, vamos explicar o passo a passo para tornar esse objetivo em realidade.
Passo 1
Curso Teórico de Piloto Privado
Passo 2
Banca de Piloto Privado Avião - Anac
Passo 3
CMA | Certificado Médico Aeronáutico
Passo 4
Curso prático de Piloto Privado
Passo 5
Voo de Cheque com Examinador credenciado
Piloto Privado Checado
Passo 1 | Curso teórico de Piloto Privado
O curso Teórico de Piloto Privado é o primeiro passo para quem deseja se tornar piloto.
Podendo ser cursado para lazer ou iniciação da carreira aeronáutica, o curso visa preparar o piloto para ter sólidos conhecimentos teóricos em sua vida aeronáutica e o prepara para a Banca de Piloto Privado Avião
Passo 2 | Banca de Piloto Privado Avião - ANAC
A banca da ANAC é dividida em 5 provas, cada prova com 20 questões relacionadas respectivamente pelas 5 disciplinas fundamentais teóricas já mencionadas acima. Para aprovação, é necessário que o aluno obtenha no mínimo aproveitamento de 7.0 em cada uma das 5 disciplinas, o que corresponde à 14 questões em cada módulo. Caso não obtidos os 14 pontos em no máximo duas (2) disciplinas, é possível repetir somente as duas disciplinas reprovadas.
Passo 3 | CMA - Certificado Médico Aeronáutico
O exame de saúde pericial tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental de tripulantes, considerando o exercício de cada função. A certificação médica busca limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde, tendo validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas.
Os requisitos de saúde necessários para obtenção de Certificado Médico Aeronáutico (CMA) podem ser consultados no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 67 – RBAC 67, disponível no site da ANAC (vide legislação)
Classes de CMA:
-
CMA de 1ª classe: piloto de linha aérea, piloto comercial e piloto de tripulação múltipla.
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CMA de 2ª classe: piloto privado com habilitação IFR, piloto privado, comissário de voo, operador de equipamentos especiais, mecânico de voo e piloto de balão livre.
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CMA de 4ª classe: piloto aerodesportivo e piloto de planador.
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CMA de 5ª classe: piloto remoto de aeronave remotamente pilotada
Passo 4 | Curso prático de Piloto Privado
O curso prático de Piloto Privado visa preparar o piloto-aluno para pilotar aeronaves de forma segura, com as técnicas de pilotagem corretas em condições visuais (VFR) diurnas e noturnas. Podendo ser cursado para lazer ou iniciação da carreira aeronáutica, o curso visa preparar o piloto para ter sólidos conhecimentos em sua vida aeronáutica. Ao final do treinamento o piloto-aluno obterá uma licença de Piloto Privado Avião e habilitação monomotora (MNTE).
Passo 5 | Voo de Cheque com examinador credenciado
O voo de cheque é realizado por um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião caso o Piloto Aluno atinja os objetivos previstos.
Passo 6
CMA | Certificado Médico Aeronáutico de 1° Classe
Passo 7
Curso Teórico Homologado pela ANAC de Piloto Comercial Avião
Passo 8
Banca de Piloto Comercial Avião - ANAC
Passo 9
Curso Prático de Piloto Comercial (voos e simulador de voo)
Passo 10
Voo de Cheque com Examinador credenciado
Piloto Comercial Checado
Passo 6 | CMA - Certificado Médico Aeronáutico de 1° Classe
O exame de saúde pericial tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental de tripulantes, considerando o exercício de cada função. A certificação médica busca limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde, tendo validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas.
Os requisitos de saúde necessários para obtenção de Certificado Médico Aeronáutico (CMA) podem ser consultados no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 67 – RBAC 67, disponível no site da ANAC (vide legislação)
Classe de CMA:
-
CMA de 1ª classe: piloto de linha aérea, piloto comercial e piloto de tripulação múltipla.
Passo 7 | Curso teórico de Piloto Comercial Avião homologado pela ANAC
A Agência Nacional de Aviação Civil determina, por meio do RBAC 61, que o aluno tenha realizado e sido aprovado em curso teórico de Piloto Comercial Avião em instituição de ensino aeronáutico homologada por esta para a realização da Banca ANAC. O Aeroclube de Eldorado do Sul é uma instituição de ensino homologada.
O curso Teórico de Piloto Comercial é um importante passo para a profissionalização do aeronauta e levará sólidos conhecimentos teóricos para a vida profissional do piloto. Obrigatório para realização da banca de Piloto Comercial Avião da ANAC, o curso prepara o aluno para aprovação e leva conhecimentos que serão imprescindíveis na vida aeronáutica do piloto.
Passo 8 | Banca de Piloto Comercial Avião - ANAC
A banca da ANAC é dividida em 5 provas, cada prova com 20 questões relacionadas respectivamente pelas 5 disciplinas que são: Conhecimento Técnico de Aeronaves, Meteorologia, Navegação Aérea IFR, Regulamentos de Tráfego Aéreo e Teoria de voo. Para aprovação, é necessário que o aluno obtenha no mínimo aproveitamento de 7.0 em cada uma das 5 disciplinas, o que corresponde a 14 questões em cada módulo. Caso não obtidos os 14 pontos em no máximo duas (2) disciplinas, é possível repetir somente as duas disciplinas reprovadas.
Passo 9 | Curso prático de Piloto Comercial
Seguindo as normativas da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, o aluno que requer Licença de Piloto Comercial, deve adquirir, no mínimo 150 horas de voo, de acordo com as habilitações pretendidas. Ressaltamos que as horas de voo realizadas durante o curso de Piloto Privado são válidas para o somatório das 150 horas de voo mencionadas. Acesse PC PRÁTICO e saiba detalhadamente como funciona o treinamento de acordo com a habilitação pretendida.
Passo 10 | Voo de Cheque com examinador credenciado
Para a realização do voo de cheque de Piloto Comercial Avião é necessário que o piloto tenha realizado e sido aprovado em Curso Teórico de Piloto Comercial Avião em instituição de ensino aeronáutico credenciada pela ANAC , ter sido aprovado na banca de Piloto Comercial Avião da ANAC e ter um somatório total de 150 horas de voo.
O voo de cheque é um voo de avaliação com um piloto examinador credenciado pela ANAC, onde serão realizadas perguntas técnicas sobre a aeronave e o voo e serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelo candidato à licença de Piloto Comercial Avião.