MNTE/IFR
O Curso Prático MNTE/IFR visa preparar o piloto para pilotar aviões monomotores seguindo regras de voo por instrumentos (IFR).
Licença e Habilitação
O curso geralmente é realizado em conjunto ao Curso de Piloto Comercial, podendo também ser cursado por Pilotos Comerciais já licenciados e que não são detentores de habilitação IFR. Ao final do treinamento e em caso de aprovação, o piloto terá habilitação MNTE (monomotora) e IFR (voo por instrumentos).
Para informações sobre Piloto Privado MNTE/IFR entre em contato conosco e conheça nosso manual de curso.
Requisitos
Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1º classe
18 anos de idade
Ensino Médio completo
Licença de Piloto Privado, 70 horas de voo VFR como Piloto em comando, das quais 50 horas em navegação.
O que é o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)
É um exame de saúde pericial que tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental de tripulantes, considerando o exercício de cada função. A certificação médica busca limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde, tendo validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas.
Os requisitos de saúde necessários para obtenção de Certificado Médico Aeronáutico (CMA) podem ser consultados no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 67 – RBAC 67, disponível no site da ANAC (vide legislação) ou em PDF abaixo.
Aeronaves
Dispomos de uma frota com aeronaves complexas, Glass cockpit, PBN - Performance Based Navitation, proporcionando treinamento RNAV, VOR e ILS com alto padrão de qualidade aliado as novas tecnologias.
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Diamond DA-20 | Glass cockpit | G500 | GNS430
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Arrow III | Glass cockpit | Aspen Evolution | GNS 650
Treinamento
O Treinamento MNTE/IFR tem por finalidade preparar o aluno para executar com segurança e desenvoltura as manobras e procedimentos requeridos em um voo sob condições IMC (Instrument Meteorological Conditions), em aeronaves monomotoras.
Fase 1 - Ground School
A instrução no solo tem por finalidade realizar o preparo teórico tendo em vista a familiarização do aluno com os equipamentos a serem utilizados na instrução. O treinamento será dividido em dois módulos, sendo uma realizada em “mock-up” e outra na própria nacele da aeronave ou simulador, com as aeronaves IFR.
Fase 2 - Simulador de voo AATD
O Treinamento em Dispositivo FSTD tem por finalidade preparar o aluno para executar com segurança e desenvoltura as manobras e procedimentos requeridos em um voo sob condições IMC (Instrument Meteorological Conditions), dentro de um ambiente controlado. Por meio do voo em simulador, é possível desenvolver consciência situacional para a prática de voo, com ênfase em procedimentos e anormalidades difíceis de reproduzir no voo real com segurança e baixo custo. Esta fase do treinamento tem duração de 27 horas. A prática adequada de voo simulado possibilita o ingresso no treinamento de voo IFR real em excelentes condições técnicas que permitirão ao aluno um melhor aproveitamento da instrução.
Fase 3 - Voo
Composta por no mínimo 21.6 horas de voo, das quais 3 horas de voo realizando manobras e 18.6 horas em navegação e procedimentos IFR. O treinamento em voo prepara o piloto a voar em condições IMC (Instrument Meteorological Conditions) por regras de voo IFR (Instrument Flight Rules), o treina e prepara para a realização de procedimentos ILS, RNAV e VOR, voar e gerenciar com segurança e eficiência aeronaves complexas. Ressaltamos que os tempos levados em taxiamento com as aeronaves não contam para totalidade das horas da fase apresentada.
Voo de cheque
O voo de cheque é um voo de avaliação com um piloto examinador credenciado pela ANAC, onde serão realizadas perguntas técnicas sobre a aeronave e o voo. Serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelo candidato à licença e/ou habilitação MNTE/IFRA tanto em simulador de voo quanto em voo real.
Após o voo de cheque
Após o voo de cheque e em caso de aprovação o Piloto passa a ter uma habilitação MNTE/IFR, estando apto a exercer atividade de Piloto MNTE/IFR de acordo com a sua licença. Para tanto, é necessário o envio de processo junto a ANAC. Se for desejo do piloto, a secretaria do Aeroclube de Eldorado do Sul realiza o processo burocrático. A validade de cada habilitação é variável.
GRU - Guia de Recolhimento da União
Os pagamentos de taxas ou de valores de qualquer natureza junto à ANAC devem ser efetuados por meio do formulário Guia de Recolhimento da União - GRU, cada habilitação tem sua taxa atrelada a uma GRU específica.
Documentos para matrícula
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RG;
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CPF
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Título de eleitor;
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Histórico de conclusão do Ensino Médio;
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Comprovante de residência;
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Certificado de reservista ou alistamento militar (homens);
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Código ANAC;
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CMA de 2° classe;
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