MLTE
O Curso Prático MLTE visa preparar o piloto para pilotar aviões monomotores e multimotores seguindo regras de voo visuais (VFR).
Licença e Habilitação
O curso geralmente é realizado em conjunto ao Curso de Piloto Comercial, podendo também ser cursado por Pilotos Comerciais já licenciados e que não são detentores de habilitação MLTE. Ao final do treinamento e em caso de aprovação, o piloto terá habilitação MLTE (multimotora).
Para informações sobre Piloto Privado MLTE entre em contato conosco e conheça nosso manual de curso.
Requisitos
Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1º classe
18 anos de idade
Ensino Médio completo
Licença de Piloto Privado - Avião
O que é o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)
É um exame de saúde pericial que tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental de tripulantes, considerando o exercício de cada função. A certificação médica busca limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde, tendo validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas.
Os requisitos de saúde necessários para obtenção de Certificado Médico Aeronáutico (CMA) podem ser consultados no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 67 – RBAC 67, disponível no site da ANAC (vide legislação) ou em PDF abaixo.
Aeronaves
Dispomos de uma frota com aeronaves complexas, Glass cockpit, PBN - Performance Based Navitation, proporcionando treinamento RNAV, VOR e ILS com alto padrão de qualidade aliado as novas tecnologias.
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Seneca I | Glass cockpit | G500 | GTN 650
Treinamento
O Treinamento MLTE tem por finalidade preparar o aluno para executar com segurança e desenvoltura as manobras e procedimentos requeridos em um voo visual (VFR) em aeronaves multimotoras.
Fase 1 - Ground School
A instrução no solo tem por finalidade realizar o preparo teórico tendo em vista a familiarização do aluno com os equipamentos a serem utilizados na instrução. O treinamento será dividido em dois módulos, sendo uma realizada em “mock-up” e outra na própria nacele da aeronave ou simulador, com as aeronaves IFR.
Fase 2 - Voo
Composta por no mínimo 12.4 horas de voo em aeronave multimotora (MLTE), o treinamento em voo prepara o piloto a voar multimotores em condições visuais. O treina e prepara para voar e gerenciar com segurança e eficiência aeronaves complexas e multimotoras. Ressaltamos que os tempos levados em taxiamento com as aeronaves não contam para totalidade das horas da fase apresentada.
Voo de cheque
O voo de cheque é um voo de avaliação com um piloto examinador credenciado pela ANAC, onde serão realizadas perguntas técnicas sobre a aeronave e o voo. Serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelo candidato à licença e/ou habilitação MLTE tanto em simulador de voo quanto em voo real.
Após o voo de cheque
Após o voo de cheque e em caso de aprovação o Piloto passa a ter uma habilitação MLTE, estando apto a exercer atividade de Piloto MLTE de acordo com a sua licença. Para tanto, é necessário o envio de processo junto a ANAC. Se for desejo do piloto, a secretaria do Aeroclube de Eldorado do Sul realiza o processo burocrático. A validade de cada habilitação é variável.
GRU - Guia de Recolhimento da União
Os pagamentos de taxas ou de valores de qualquer natureza junto à ANAC devem ser efetuados por meio do formulário Guia de Recolhimento da União - GRU, cada habilitação tem sua taxa atrelada a uma GRU específica.
Documentos para matrícula
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RG;
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CPF;
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Título de eleitor;
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Histórico de conclusão do Ensino Médio;
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Comprovante de residência;
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Certificado de reservista ou alistamento militar (homens);
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Código ANAC;
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CMA de 2° classe;
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